martes, 6 de marzo de 2012

Dilma e Merkel: Realmente tem algo em comum entre elas?




Eu já declarei aqui no blog o meu apoio à Dilma. Sei que muitos podem dizer que nao é possível de se apoiar um presidente sendo que eu nao moro no Brasil já faz tanto tempo, que eu nao votei (realmente eu nao votei, tinha que ir até Madrid e Salamanca nao é tao perto, além do custo que no final é considerável), e tantos outros argumentos, os quais eu refuto de plano. Volto a dizer: Dilma tem um passado que faz dela uma pessoa com cabeça para governar o Brasil. Além disso, é bastante culta, esperta. Tem fama de general, e eu acho que para ser presidente do Brasil, essa fama é a melhor de todas.

Agora passemos à análoga Merkel: como uma típica alema, tem uma educaçao invejável. Altamente instruida para governar um dos países mais poderosos do mundo, já chegou a ser comparada a Margaret Thatcher. Ambas vem de setores de direita de seus países. Seu partido (CDU - Uniao Democrática Crista Alema) tem longa data, e ainda mais longa tradiçao de direita. Contudo, as semelhanças entre elas param por aí, já que nao se pode comparar as políticas aplicadas por cada uma, sao totalmente diferentes.

Merkel tem minha simpatia, e seus discursos no Parlamento Europeu sao muito, muito bons. Ainda tenho que ir para Bruxelas ver um diretamente.

Uma tem baixo sua mao a segunda maior potencia emergente mundial, ainda que tenha um crescimento muito aquém do necessário para tornar o Brasil equiparável a Alemanha. Ja outra está conseguindo com muitos louros manter seu país a parte de toda a crise económica que está devastando o continente europeu, e ainda manter um crescimento bom e uma muito aceitável taxa de desemprego. Ambas situaçoes sao de difícil manejo e nao podem ser conduzidas por qualquer pessoa.

Passemos para a ideologia. Dilma é do PT, partido que pelo menos tem uma proposta de esquerda. Merkel, como já disse, vem de berço "direito". Mas nao consigo vislumbrar diferenças fortes entre políticas adotadas por elas devido a este ponto. As duas foram as primeiras mulheres a exercer o cargo mais importante de seus países. Também eu diria que ambas sao de centro, e que também compartem pontos de vista em muitos assuntos, como a valorizaçao da familia, nao do aborto e eutanasia (ainda que aqui eu diria que a Dilma nao tem outra saída), o favorecimento do Estado de bem-estar. Além disso, da mesma forma que a Dilma costuma ter problemas de corrupçao com seus ministros, recentemente Merkel também teve o mesmo problema com o agora ex-presidente Christian Wulff, que ela havia escolhido. (Se você nao leu, aqui - versao em ingles; aqui - versao espanhol e aqui - versao em portugues).

Ontem na Alemanha ambas supostamente estavam em lados opostos na política econômica. Lógico, uma defendendo o que tem que se defender. Mas o fato é que ambas ainda me surpreendem, nao somente por ser a primeira e a terceira mulher mais poderosa do mundo segundo a revista Forbes, mas também por ser mulheres.... desculpem-me os leitores masculinos...

No hay comentarios:

Publicar un comentario