jueves, 21 de junio de 2012

Rio +20.... ô falta de avanço complicado de explicar...

Vi uma boa parte dos discursos dos chefes de Estado que houveram no G-20 (evento de carácter económico que aconteceu paralelamente ao Rio +20). Quase todos entoando a grande preocupaçao em salvar o sistema bancário espanhol, salvar o Euro, formar um fundo (outro) para ter disponíveis recursos em caso da agudizaçao da crise ecoômica. Rostos franzidos, lenços para secar o suor, e assim por diante...

Já no Rio +20 o discurso (obviamente) muda de direçao. É necessário um cambio na maneira de viver, que seja favorável à todos e ecologicamente sustentável. Muitos foram ao Rio, mulheres, homossexuais, índios, crianças, sem dúvida havia representantes de cada grupo social nao só do Brasil, mas também da América Latina.

Gostei. Gostei da mobilizaçao, da diversidade, na criatividade nos protestos, e principalmente, da falta de confusao (se houve, peço perdao, mas nao encontrei nada noticiado), conferindo legitimidade aos movimentos populares. Nao perde nada para os protestos que eu gosto tanto daqui da Europa...

Infelizmente nao pude deixar aqui o link do vídeo que eu vi dos protestos que está sendo transmitido hoje pelo Euro News no quadro "no comments"... mas este do youtube dá um sinal de como foi...


Agora, uma decepçao (pelo menos para mim, ainda que eu acho que nao estou sozinha no meu pensamento) foi a interferencia do Vaticano sobre o texto final, na parte em que se referia sobre a liberdade da mulher para com o seu próprio corpo.

Vejamos: claro está que se referia ao aborto, o qual reitero que sou completamente a favor. Além disso, a igreja continua tendo algum poder, querendo ou nao, e o exerce sempre que pode. Mas... sinceramente, em um documento que tantos países participam da sua elaboraçao e têm tantas outras idéias sobre o tema... permitir tal interferência nao foi o mais adequado. Sem falar no resultado final do documento como um todo, que é muito frustrante e deixa muito a desejar. Pensei que o Vaticano tinha muita força só la Italia. A experiencia me provou que eu estava errada.

Bom, para ver que quem manda no mundo é a Sra. Merkel, o FMI e o Sr. Ratzinger...


No hay comentarios:

Publicar un comentario