jueves, 30 de agosto de 2012

O avanço dos direitos homossexuais no Brasil e reaçoes pouco diplomáticas de alguns setores da sociedade

Permitam-me as criticas no texto. O tema desperta uma avalanche de opinioes, e merece palavras um tanto claras.

Desde algum tempinho, vim acompanhando a elogiável evoluçao da defesa dos direitos fundamentais dos homossexuais no Brasil. A doutrina estrangeira já vem estudando o tema faz algum tempo (clique aqui para um artigo publicado no RS Revista Ajuris, muito recente, do prof. Miguel Ángel Presno Linera, Universidad de Oviedo, Espanha), e se o direito realmente é dinâmico, nada mais correto que a nosso STF acompanhe esta mudança de paradigma.

Além disto, ontem compareci na 3º semana de Direitos Humanos, realizada na UFSC, onde foi aberto um lindo espaço para graduandos, mestrandos e doutorandos para a discussao de temas muito polêmicos, como o aborto, os direitos fundamentais homossexuiais, a resistencia à opressao, enfim. Gostei muito. Considerando tudo o que eu presenciei ontem, estou escrevendo este post.

Obviamente que em um país teoricamente laico, mas fatalmente religioso, onde nao se discute nem a questao do aborto (tido como um problema de saúde pública), nao é fácil esta mudança de paradigma, saltando aos nossos olhos o preconceito que está profundamente fixado nas bases da sociedade brasileira. Dizer que se aceita os homossexuais é bonito e todos o fazem, pela honra do "politicamente correto". Porém, sinceramente, todos sabemos que nao é bemmmmmm assim...

Demonstraçao disto: artigo de hoje na gazeta do povo, de um pseudo profissional. Clique aqui.

Louvável a posiçao do STF. Louvável partes da sociedade estarem sendo ouvidas, enfim. Porém, lamentável que ainda tenha aqueles que nao possam ver além do horizonte que enxergam desde as suas janelas...

Sinceramente, estou muito satisfeita em ver como estamos avançando neste tema, no matrimonio gay, na adoçao de crianças por casais homossexuais, na ampliaçao de beneficios públicos àqueles que também merecem, independentemente da sua opçao sexual. Pena daqueles que nao sabem apreciar a beleza desta mudança.

No hay comentarios:

Publicar un comentario